Equipe da Pesquisa

Projeto  “Estratificação objetiva do risco de tentar suicídio na população brasileira: um estudo multicêntrico e prospectivo”;

Luciano Dias de Mattos Souza

Psicólogo formado pela Universidade Católica de Pelotas (2004), fez Mestrado em Saúde e Comportamento pela mesma Instituição e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Tem Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto da Família de Porto Alegre (2010).É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (Mestrado e Doutorado) da UCPel, bem como do curso de graduação em Psicologia da mesma instituição. Integra o grupo de pesquisa Inovações na Compreensão dos Transtornos de Humor. Fundador da empresa CogniCiência onde atua em Psicologia Clínica com Terapia Cognitivo-Comportamental.

Karen Jansen

Psicóloga, Doutora em Saúde e Comportamento. Pós-doutorado no Departamento de Psiquiatria e Ciências do Comportamento da University of Texas Health Science Center at Houston e Pós-Doutorado no Departamento de Psiquisatria Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Psicóloga clínica, abordagem Cognitivo-Comportamental, e professora Adjunto IV na Universidade Católica de Pelotas. Professora do curso de gradução em Psicologia, permanente no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (Mestrado e Doutorado) e colaboradora no Mestrado Profissional em Saúde no Ciclo Vital.

Ives Cavalcante Passos

Professor do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS (Capes 7). Pós-doutor pela University of Texas Health Science Center at Houston (UTHealth), EUA. Coordenador do Programa de Transtorno Bipolar do HCPA/UFRGS. Cocoordenador do Laboratório de Psiquiatria Molecular do HCPA/UFRGS. Coordenador do grupo Alliance (Artificial Intelligence in Neuroscience). Líder do Big Data Task Force da International Society of Bipolar Disorders. Foi coordenador do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) entre 2019 e 2023 e vice-coordenador da Coreme entre 2022 e 2023. Entre 2016 e 2021, ocupou os postos de Young Physician Leader pela The Interacademy Medical Panel (Rede Global de Academias de Medicina) e Jovem Líder Médico pela Academia Nacional de Medicina. Membro eleito como novo talento pela Academia Rio-Grandense de Medicina. Co-fundador do aplicativo Thrive e co-organizador do aplicativo Artmed +PSI. Desenvolve pesquisas focadas na fisiopatologia e no tratamento do transtorno bipolar e do comportamento suicida, bem como no uso de técnicas de inteligência artificial para melhorar de desfechos clínicos no campo da saúde mental. Sua produção inclui mais de 120 artigos indexados no Pubmed, publicados nos principais jornais científicos de psiquiatria revisados por pares, e cinco livros. Dois foram editados pela Springer Nature, intitulados Personalized Psychiatry: Big Data Analytics in Mental Health e Digital Mental Health: A Practitioners Guide. Três foram editados pela Artmed, intitulados Psicofármacos: Consulta Rápida 6a edição, "Vencendo a Depressão: Manual de Terapia Cognitivo-comportamental para Pacientes e Terapeutas" e Psiquiatria Digital. Já concluiu a orientação de 12 dissertações de mestrado, 6 teses de doutorado e supervisionou 2 alunos de pós-doutorado. Dois de seus alunos se tornaram professores universitários em faculdades de medicina federais.

Giulia Rodrigues Seoane 

Bolsista CNPq DTI-C- Profissional de nível superior.

Psicóloga Clínica, graduada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com interesse em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), Transtornos do Humor, Transtornos de Ansiedade e Prática Baseada em Evidências. Experiência em pesquisa acadêmica como bolsista de Iniciação Científica, nos projetos de pesquisa "O uso do Instagram, mediado pela comparação social e autoestima, impacta os afetos de universitários brasileiros?" e "Preditores de Neuroprogressão e Conversão Entre os Transtornos de Humor: Um Estudo Prospectivo Com Amostra Comunitária de Adultos Jovens". Também apresenta experiência prática em adaptação de escalas.