Efetividade das versões Online Síncrona e Assíncrona do Protocolo MBRP SER entre universitários: Ensaio clínico randomizado controlado
Objetivos:
O estudo, o qual envolve uma equipe multidisciplinar consistente, com professores, doutores e alunos de iniciação científica (mestrado, doutorado e pós-doutorado), busca comparar, por meio de um ensaio clínico randomizado, a efetividade de duas modalidades do Protocolo online MBRP SER Mindfulness Based Reactivity Prevention, Síncrona (OnS) e Assíncrona (OnA), comparadas a modalidade grupo Presencial Síncrono (PrS) como padrão-ouro, entre os estudantes universitários brasileiros.
Metodologias
O estudo prevê métodos mistos, incluindo ensaio clínico randomizado controlado de três braços e entrevistas qualitativas, com estudantes universitários de IES (Instituições de Ensino Superior). Para o ensaio clínico, serão observadas as diretrizes do Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT)29. Para as abordagens qualitativas, serão observados os cuidados alinhados ao Consolidated criteria for Reporting Qualitative research (COREQ). 300 estudantes universitários vinculados a uma das IES parceiras: Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo), UENP (Universidade do Norte do Paraná), Centro Universitário UniOpet - Curitiba, Unipampa (Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana), UCPel (Universidade Católica de Pelotas) e Anhanguera - Pelotas.
Cronograma
Em Setembro de 2024 iniciarão os primeiros grupos de intervenção nos locais participantes. Espera-se que até a metade do ano de 2025 o total de participantes tenham concluídos as intervenções propostas.